CONVIVÊNCIA ESCOLAR DIREITOS E DEVERES DO ALUNO

As normas disciplinares foram instituídas a fim de garantir a boa conduta de cidadãos em fase de formação e facilitar o convívio escolar, favorecendo o processo ensino aprendizagem através da ordem e respeito mútuo, sobretudo, mantendo a segurança de seu (a) filho (a), enquanto aluno (a) desta escola, pois primamos pela qualidade do ensino, fundamentado nos princípios disciplinares que sempre referenciaram a credibilidade deste estabelecimento de ensino.    

    
DIREITOS
  • Receber informações sobre os diversos recursos oferecidos pela escola.
  • Fazer uso dos serviços e dependências escolares na forma e horário disponíveis.
  • Tomar conhecimento de seu rendimento escolar e da sua frequência através de documento próprio (boletim) e conteúdos das disciplinas.
  • Receber merenda. 
  • Ser tratado com respeito pelos colegas, direção, supervisão, orientação, professores e funcionários.
  • Ser respeitado em seu ritmo de aprendizagem, ser ouvido e tratado com respeito, valorizando sua individualidade.
  • Ter suas faltas justificadas podendo realizar provas em datas extras, mediante declaração médica ou justificativa da família.
  • Manifestar suas opiniões e ideias pertinentes à aula.
  • Receber, em igualdade de condições a orientação necessária para realizar suas atividades escolares.
  • Candidatar-se a representante de turma, ou fazer-se representar por este
  • Participar da elaboração das regras da turma.

DEVERES


  • O respeito aos colegas desta entidade escolar deve ser constante;
  • Falta de respeito ao funcionário público acarretará punição de acordo com o Código Penal Art. 331;
  • Disciplina e respeito na fila e homenagem cívica;
  • Praça de leitura: uso exclusivo para leitura;
  • O elevador é de uso exclusivo para deficientes ou pessoas machucadas;
  • O aluno deverá participar das aulas com atenção, organização e assiduidade;
  • O aluno deverá comparecer completamente uniformizado ao ambiente escolar, inclusive quando realizar pesquisas (biblioteca ou sala informatizada) e atividades extra classe  ou no contra turno (uniforme exigido: camiseta da rede, bermuda ou calça preta com listra vermelha da rede sem outros detalhes);
  • Será obrigatório o uso de tênis adequado para realização das aulas de educação física e outras atividades físicas;
  • O aluno deverá entrar na sala de aula somente no horário das aulas, devendo manter uma postura disciplinada na escola durante a espera;
  • Em caso de chegada tardia, o aluno deverá apresentar-se na secretaria e o responsável deverá justificá-la através de bilhete ou telefonema, haverá uma tolerância de 05 min. para entrada na primeira aula;
  • A retirada do aluno durante o período escolar poderá ocorrer somente com bilhete apresentado à Orientadora. Sendo que o responsável deverá buscar o aluno pessoalmente ou telefonar;
  • A escola se responsabilizará em comunicar por escrito com assinatura da Direção sempre que houver necessidade de dispensar os alunos (1º ao 9º ano). Todos os bilhetes deverão ser colados na agenda. Somente ficará retido na escola até o final do período o aluno do 1º ao 5º ano que não trouxer o bilhete devidamente assinado pelo responsável. Ficará sob a responsabilidade do aluno do 6º ao 9º ano apresentar os comunicados aos responsáveis;
  • Provas: concluí-las com caneta na cor preta ou azul (6º ao 9º ano), deverão ser assinadas pelos responsáveis e coladas no caderno da respectiva disciplina (6º ao 9º ano);
  • Os cadernos de todas as disciplinas, bem como a agenda, deverão ser observados e assinados pelos responsáveis com frequência, O uso da agenda é usado para comunicação entre escola e família;
  • Pesquisa na biblioteca: observar o horário destinado à mesma -
    Segunda-feira a quinta-feira – matutino das 8h às 11h vespertino das 13h e 45min ás 17h.
    • Pesquisa na sala Informatizada: agendar horário com a professora da Sala Informatizada.

  • Não será permitida a entrega de trabalhos fora do prazo, somente serão aceitos mediante apresentação de atestado médico, no prazo de 24h. Caso o professor necessite ausentar-se na data marcada para a entrega dos trabalhos, os mesmos deverão ser encaminhados para a Supervisão pelo representante de classe. Quando se tratar de uma apresentação, o professor agendará outra data;
  • Caso o aluno não entregue o trabalho na 1ª data agendada, o professor agendará uma 2ª data para entrega e a nota terá valor máximo 7,0.
  • Trabalho não entregue o aluno fará uma prova valendo 7,0;
  • Quando o aluno não comparecer as avaliações realizadas pelo professor, a mesma será efetuada mediante apresentação de atestado médico para Orientadora no prazo de 24horas.
  • As faltas: deverão ser sempre justificadas, mediante apresentação de atestado médico ou através de bilhete assinado pelo responsável. É da responsabilidade do aluno colocar o conteúdo em dia e informar-se sobre trabalhos e avaliações agendadas para a próxima aula;
  • É de responsabilidade do aluno entregar utensílios da merenda no refeitório após o lanche, evitar desperdícios de alimentos, bem como depositar o lixo no lugar correto;
  • Em caso de suspensão, o aluno receberá como punição, medidas sócioeducativas e poderá perder avaliações;
  • Os alunos deverão participar das Homenagens Cívicas cantando os Hinos com respeito e atenção.
  • Os alunos participarão dos ensaios e desfile cívico (exceto por questões religiosas ou atestado médico), devendo justificar-se com antecedência por escrito, com a Orientadora, caso contrário, estará sujeito a receber advertência;
  • Haverá Homenagem Cívica todas as 2ª Feiras,  todos os alunos participantes das homenagens devem cantar os hinos e  respeitar  este momento.
  • É expressamente proibido jogar pedrinha, tampa de garrafa ou qualquer outro material semelhante ( como se fosse bola de futebol) nas dependências da escola;
  • O aluno deverá respeitar o horário das aulas:
Matutino: 1º ao 5º ano: 7h e 30 min às 11h e 30 min                6º ao 9º ano: 7h e 30 min às 11 h e 45 min
Vespertino: 1º ao 5º ano: 13h e 30 min às 17h e 30 min                    6º ao 9º ano: 13h e 30min ás 17h e 45 min
Observação: a escola não disponibiliza funcionários para cuidar dos alunos após o sinal de saída.

Horário de abertura e fechamentos dos portões:Matutino – 7h e 10 min / 12hVespertino – 13 h e 10 min / 18h
Após este horário, não será permitida a permanência de alunos nas dependências da escola.

É  VETADO

  • Correr nas escadas, corredores, praça de leitura e pátio, pular muros e portões bem como jogar brita;
  • Freqüentar as aulas sem uniforme;
  • Mascar chicletes, chupar bala, pirulito ou outras guloseimas nas dependências da escola e comer em sala de aula;
  • Lanchar na quadra e no minicentreventos;
  • Fumar nas dependências da escola;
  • Namorar no estabelecimento escolar;
  • Usar boné (somente será permitido, nas aulas de Educação Física, e quando as mesmas forem ministradas fora do minicentreventos, nos ensaios da fanfarra e ensaios para o desfile cívico);
  • Danificar provas ou qualquer outro material exposto dentro ou fora de sala de aula, inclusive das demais turmas;
  • A realização de trabalhos em equipe no contra turno;
  • Danificar o patrimônio escolar (carteiras, cadeiras, prédio em geral);
  • Entrar na escola no final do turno vespertino e final de semana, salvo em eventos promovidos pela escola;
  • Evadir-se da entidade no horário escolar (acarretará em suspensão);
  • Usar qualquer tipo de equipamento eletrônico nas dependências da escola, conforme lei 6.046 de 14/01/2008 (o uso indevido acarretará na apreensão do mesmo, sendo liberado somente com a presença do responsável na escola. Em caso de perda ou roubo a escola não se responsabilizará pelo objeto);
  • Usar adereços que descaracterizam o uniforme;
  • Incentivar ou participar de agressões ou brigas;
  • Fazer-se acompanhar dentro da instituição de pessoas estranhas a comunidade, sem prévia autorização;
  • Trazer bola e skate, exceto quando for solicitado pelo professor;
  • Uso de calça ou bermuda jeans;
  • Uso de fichários como caderno em sala da aula;
  • Uso de caderno universitário para mais de 01 matéria;

ATITUDES A SEREM TOMADAS PELA ESCOLA

  • Orientação ao aluno;
  • Advertência verbal / ou escrita;
  • Comunicação aos pais ou responsáveis;
  • Suspensão;
  • Encaminhamento ao Conselho Tutelar e Ministério Público.