Retrato da Escola da Escola Pedro - Uma análise das tecnologias digitais aplicadas à educação


Essa postagem é destinada ao curso de Especialização em Educação na Cultura Digital da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Cursistas:
  • Andréa Sueli de Oliveira
  • Aurea Vieira
  • Maria Donizeti Martins Gascho
  • Nelson Bernardino da Costa Junior
  • Soraya Raquel Pereira
O texto é o resultado da observação e análise da presença das tecnologias digitais no cotidiano da escola, realizado no mês de setembro de 2014.

A Escola


A Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, localiza-se na área industrial de Joinville, num bairro economicamente organizado e com boa infraestrutura urbana. Com 22 anos de atividades, a escola atende 978 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, divididas nos turnos matutino e vespertino. É uma escola com tradição no bairro e bem conceituada, com o IDEB acima da média, 8.1 nas séries iniciais e 6.6 nas séries finais (fonte http://ideb.inep.gov.br/).

As práticas Pedagógicas da Escola


A metodologia de trabalho adotada pela escola segue “uma abordagem baseada em concepções sociointeracionista que, segundo Vigotsky, busca rever e adaptar situações de acordo com o que os diagnósticos apontam”. Assim, a prática diária da escola é pautada na busca de um ambiente que propicie aprendizagem significativa, portanto, é prática constante da escola a reflexão sobre o seu fazer. (Proposta Pedagógica da Escola, 2014).
Os principais compromissos que escola tem, descritos na Proposta Pedagógica são: Valorizar o professor; realizar o trabalho coletivo e compartilhado; incentivar a prática de leitura e escrita; inovar na organização da escola, especialmente com salas ambientes, realizar de atividades extras e aulas de campo.
Para alcançar esses compromissos, a escola oferece atividades complementares e extra-curriculares:

Projeto Mala do Saber: projeto que faz circular pelas salas de aula uma mala com vários exemplares de livros dos diversos gêneros, com e sem ilustrações, em diferentes formatos, como gibis, CDs e DVDs e ainda complementos como fantasias e fantoches que na sala de aula que parar, criar um ambiente estimulantes e prazerosos para ler e ouvir as histórias.
Professora Mara com a Mala do saber
Projeto Mochila Viajante: projeto de leitura que envolve as famílias dos alunos. Nele, há duas mochilas com dois livros e um diário dentro para cada turma. Os alunos levam para casa a mochila, escolhem um dos livros para ler com seu família e registram o momento no diário. Na escola, diário é compartilhado na sala de aula.

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Profa. Marcia entregando a Mochila
Encontro Pedagógico e Recreativo: atividade específica para professores, focada na espiritualidade e na integração dos profissionais da escola, as atividades tem como tema gerador a aprendizagem e formas de enfrentar problemas. É realizado anualmente e sempre em local fora da escola.

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Palestra no Encontro Pedagógico 2014
Projeto Contação de História sem Mistério:  projeto envolvendo alunos do 2º ao 9º ano, tem o objetivo de estimular a oralidade, a expressão corporal e criar o gosto para contar e ouvir histórias.


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História “O Caso dos sumiço dos ovos” contada pelo Grupo de Histórias sem Mistérios


Projeto Dança na Escola: oferecido pela Secretaria Municipal de Educação tem como objetivo oferecer uma educação integral, afastando os adolescentes de uma situação de risco social, oferecendo uma vivência mais saudável e segura diante das dificuldades que podem surgir fora da escola. O grupo da escola é hexacampeão na categoria Danças Populares – Conjunto Júnior do Festival de Dança de Joinville.


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Grupo de Dança da Escola no palco do Festival de Dança de Joinville 2014

Projetos Esportivos: são aulas de karatê, handebol e futsal oferecida as alunos do 1º ao 9º ano que visa estimular a auto-estima, o convívio social e a melhoria da saúde de forma a contribuir desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes.





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Conquista do 1o. Lugar para Joinville no JESC 2014

Educação Inclusiva: atendimento oferecido para portadores de necessidade educacional especial, com uma sala de recursos funcionais e com um professor capacitado que atende no contraturno sempre que os alunos necessitarem de acompanhamento extra.


Professora Fátima em atendimento



As Novas Tecnologias no ambiente escolar


O trabalho pedagógico com as TDICs começou no ano de 2001 com a ampliação do Programa de Informatização Pedagógica da Rede Municipal de Joinville. Naquele ano foi montada a sala de informática pedagógica adquirida com o Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO. A escola também passou a contar com um professor coordenador de informática pedagógica. Por muitos anos, as novas tecnologias estavam limitadas ao espaço da sala de informática, para onde alunos e professores se dirigiam regularmente para terem aula usando os recursos tecnológicos que o espaço oferecia

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Sala de Informática 2013: aula de pesquisa com a professora

Marcia, Português, com o 8o Ano

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Sala de Informática 2013: aula de construção de gráficos, 3o. Ano




A mudança no conceito do uso das TDICs



Em 2013, com a reestruturação e ampliação do Programa de Informatização Pedagógica, a Rede Municipal de Joinville criou o Projeto Escola Digital que pretende implantar as tecnologias moveis no cotidiano escolar do município. A Escola Pedro Ivo foi convidada a fazer parte do projeto piloto. Nesse novo projeto, alunos do 6º ao 9º ano receberam um tablet, professores receberam notebooks e ainda, está previsto louça digital nas salas de aula e a internet de fibra ótica. 
Depois de longos anos dentro de uma cultura, em que as tecnologias digitais estavam centradas num espaço físico (sala de informática pedagógica), onde era necessário todo um planejamento para uso e preparo das aulas para se deslocarem da sua sala de aula até a sala de informática, alunos e professores agora encontram-se diante de um novo desafio: de ter as tecnologias presentes o tempo todo na sala de aula. 
Para inserir as TDICs nas práticas pedagógicas da escola, a Secretaria Municipal tem investido em cursos de formação continuada, na modalidade à distância e em momentos presenciais. O papel do professor de informática pedagógica também mudou, a sua função não está mais restrita às ações de ensino aprendizagem na sala de informática, dentro do projeto, o professor agregou a função de professor integrador das novas tecnologias digitais, onde dá suporte para integrar as possibilidades da tecnologias móveis às práticas pedagógicas. 
E é preciso destacar que a sala de informática pedagógica continua em funcionamento. No início do ano letivo, foi realizado upgrade, com a troca de todos os equipamentos da sala e atualização do sistema operacional. Este é um espaço ainda bastante usado por todos as séries e disciplinas da escola, especialmente pelas turmas das séries iniciais.




Os envolvidos: gestores, professores, alunos e pais



Se diante do ponto de vista conceitual, a Escola Pedro Ivo encontra-se num bom momento onde parece estar caminhando para uma escola do futuro, em que as tecnologias digitais estão presentes constantemente na sala de aula, precisamos entender como está sendo essa transição para as pessoas que fazem parte desse cenário: gestores, professores, alunos e pais.
Previamente, para este retrato coletivo, o grupo de estudo da escola, sintetizou a sua observação de como as pessoas envolvidas estão se sentido. Além da observação também tiveram conversas informais e verificaram dos trabalhos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos envolvendo as TDICs.
Os gestores da escola estão extremamente otimista e apoiadores da implantação desses novos equipamentos na escola. Entre os professores, há aqueles que sentem estimulados para descobrirem novas formas de ensinar e começam a usar os aplicativos, outra parte porém ainda sente receio de mudar suas práticas. A falta da internet nas salas de aula desestimula muitos, além, da falta de conhecimento do funcionamento dos tablets e de suas possibilidades pedagógicas. 
Os alunos da escola são extremamente conectados. Em uma pesquisa realizada no ano de 2013, a professora de informática pedagógica constatou que quase a totalidade dos alunos possuem internet em casa e grande maioria usa pelo tempo que desejam, sem controle ou limite de seus pais. Apesar disso, para a realização do trabalho pedagógico precisam de muita orientação e acompanhamento. Já seus pais, apoiam grandemente o uso das TDICs no dia a dia da escola. Em uma pesquisa realizada com os pais, quase que totalmente dos que responderam a enquete consideram que o uso das tecnologias como muito importantes no processo de ensino aprendizagem pois essa é a nova realidade social. 
E essa visão das famílias que querem a escola faça uso das novas tecnologias foi constatada também no início do ano letivo, para a entrega dos tablets aos alunos do 6º ano, seus pais foram chamados para uma palestra de orientação e assinatura do termo de compromisso e, pela primeira vez na escola compareceram quase que cem por cento deles, todos ansiosos para que seus filhos tivessem os tablets como ferramenta de estudo.



Experiências de integração das TDIC na escola


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Notebook dos professores: No mês de fevereiro de 2014, cada professor recebeu um notebook da Secretaria de Educação. Hoje o equipamento faz parte da rotina de todos, tanto na parte burocrática (digitação de notas, controle de presença e faltas) quanto para as pesquisas, realização dos planejamentos, confecção de materiais que serão xerocados ou projetados, salvar filmes e músicas entre outras atividades.


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Tablet na sala de aula: Momento de uma aula da professora Valkiria com sua turma do 6o. Ano D. Para a aula de geometria, a professora usou o aplicativo Geogebra para os alunos reconhecerem o plano cartesiano e construírem polígonos. (http://www.geogebra.org/ ).

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Jogos Educativos: No dia a dia, a sala de informática pedagógica continua sendo um espaço de utilizado especialmente pelas Séries Iniciais. Na foto, alunos do 1º Ano D, com a professora Rosineia, que duas vezes por semana usa usa os jogos educativos com atividades de alfabetização e matemática. Na aula registrada, os alunos estava realizado os exercícios do Ludo Educativo.(http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/games/primeiros-passos)



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Criação de Conteúdo: As Séries Finais continuam utilizando a sala de informática pedagógica e com a mobilidade dos tablets, os trabalhos que são iniciados na escola podem continuar sendo feitos nas tarefas de casa e na sala de aula. Na foto, turma do 7º Ano B numa aula de português, com a professora Elizabeth que estavam criando uma revista no Editor de Texto.




Registro de observações: Um dos usos do tablet pelos alunos é para o registro das suas observações. A professora Gilcelânia, geografia, realizou uma saída de campo para observação do rio que passa ao lado da escola, com seus alunos do 6o. Ano A e B. Os alunos filmaram e fotografaram, criando material para posterior estudo em sala de aula.

Considerações finais




A Proposta Pedagógica da escola não apresenta uma única linha incluindo as tecnologias digitais como elemento que irá contribuir para o alcance do seus compromissos com a educação de qualidade a qual se propõe. No entanto, as TDICs estão lá, o tempo todo e de algum modo, presentes no dia a dia da escola. 
Não conseguimos diagnosticar quando foi que os alunos deixaram de frequentar a biblioteca da escola para realizarem suas pesquisas na internet. Será que é necessário uma “modernização” na biblioteca, incluir computadores? A administração da escola discute e planeja a modernização e a sala já possui ponto de rede wifi. 
Os trabalhos de pesquisas dos alunos, quando feitos em casa, também não são mais feitos à mão. Eles vem digitados. Não foi exigência da escola, os professores relataram que os próprios alunos começaram a questionar se assim poderiam fazer e sem mesmo perceber essa prática virou rotina. Eles produzem vídeos ou apresentações em slides sempre que são solicitados a apresentarem um trabalho. 
E professores começam a filmar essas apresentações para realizarem suas avaliações. 
Essas são práticas que vão além das tecnologias que a escola dispõe, mas que alunos e professores acabam por produzirem porque possuem acesso à elas. 
A APP (Associação de Pais e Professores) sempre apoio o investimento em tecnologias na escola, por isso, na medida do possível, contribuiu na compra de equipamentos e serviços técnicos para a manutenção. 
Além disso, a escola sempre fez parte dos programas de uso das tecnologias desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação. Tanto que foi uma das quatro escolas do município escolhida para ser Escola Piloto da implatação dos tablets na rede. 
O Projeto Escola Digital, que compõe o uso de tablets pelos alunos é um avanço muito significativo, mas não se tem o cenário ideal ainda, os tablets e os notebook já estão presentes, mas um outro componente essencial para que essas ferramentas façam sentido ainda não está ao alcance de todos: a rede de internet. 
Embora, no projeto municipal esteja previsto que a escola receba internet de fibra óptica, não se tem uma previsão de quando chegará à escola. Outro ponto extremamente negativo, é a qualidade dos tablets adquiridos, que deixa muito a desejar e tem desestimulado muito professores e alunos. 
Embora o Núcleo de Tecnologia Municipal tenha um programa de formação continuada, ainda é necessários mais momentos de encontros de estudo dentro da escola, onde professores possam se encontrar, realizar oficias, entre outras trocas de experiências. 
Porém, mesmo com todos os ajustes necessários, na visão desse grupo de estudo, a Escola Pedro Ivo Campos está passando por um processo de transição muito rico. A escola encontra-se em um momento crucial de repensar e replanejar muitas práticas pedagógicas e, pelo que foi observado, essa é uma prática constante no cotidiano da escola.

Para saber mais da Escola Pedro Ivo


A Escola na Rede



O Projeto Escola Digital na TV


O trabalho com a TDICs na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação: https://educacao.joinville.sc.gov.br/
Núcleo de Técnologia Municipal: http://ntmeducar.blogspot.com.br/